Dúvidas Frequentes
Para esclarecer suas dúvidas, basta clicar no menu ao lado e selecionar o tópico de interesse. Nele, você encontrará respostas às perguntas mais frequentes dos nossos usuários. Se tiver outras dúvidas, não hesite em nos contatar através do botão do WhatsApp localizado no canto inferior direito da tela.
Aquisição de de cota
O Consórcio Nacional Honda atua em todo território nacional e está presente no mercado desde 1981, sendo a maior Administradora de Consórcios do Brasil. A entrega do bem é garantida pela fábrica. Ao adquirir uma cota do Consórcio Nacional Honda não lhe será cobrada taxa de adesão e nem juros, desde que os pagamentos sejam realizados em dia, valendo ressaltar que o CNH possui uma das taxas de administração mais competitivas do mercado. O CNH oferece planos diversificados, com prazos que variam de 12 a 72 meses para a linha de motocicletas Honda e 60 meses para automóveis Honda.
Podem adquirir cotas de Consórcio todas as pessoas maiores de 18 anos. Os maiores de 16 e menores de 18 anos também podem adquirir cotas de Consórcio, devendo assinar, necessariamente em conjunto com seus pais ou responsável legal, a Proposta de Adesão a Grupo de Consórcio.
Você pode entrar em contato com a Concessionária Honda mais próxima e falar com um representante autorizado do Consórcio Nacional Honda, que lhe informará sobre todas as vantagens e benefícios de aderir a Grupo de Consórcio do CNH para aquisição de produtos Honda. Você também pode adquirir cotas do CNH através do site www.consorcionacionalhonda.com.br. Após adquirir sua cota, não esqueça de levar com você o recibo devidamente preenchido e com o carimbo da sua Concessionária Honda.
Cada Consorciado pessoa física pode adquirir até 5 cotas. Se o Consorciado for pessoa jurídica poderá adquirir até 10 cotas. Cada Consorciado somente poderá possuir até 2 cotas de Consórcio no mesmo Grupo. Para os modelos Shadow 750 e Hornet 600 o limite é de 1 cota por Consorciado por Grupo.
Cada Consorciado pessoa física pode adquirir até 3 cotas. Se o Consorciado for pessoa jurídica poderá adquirir até 5 cotas. Cada Consorciado somente poderá possuir até 2 cotas de Consórcio no mesmo Grupo.
Assembleia
São as reuniões promovidas mensalmente pelo CNH a fim de que os consorciados tomem conhecimento da situação financeira do grupo e possam ofertar seus lances ou tomar ciência das cotas contempladas por sorteio e também através de lance. O calendário de assembleias tem como base o dia do vencimento das parcelas dos consorciados do grupo. Cada assembleia ocorre em média 4 dias após o vencimento da parcela. O Consórcio Nacional Honda comunica mensalmente, por meio do slip (boleto de pagamento) a data da próxima assembleia. A 1ª assembleia não segue esta regra, pois não está vinculada ao vencimento da parcela, que é paga no ato da assinatura da proposta de adesão.
No próprio site:
- Por meio do slip mensal de pagamento;
- Na Central de Atendimento ao Cliente no telefone (11) 2172-7007, de segunda a sexta-feira, das 8h as 20h e aos sábados, das 9h as 15h (horário de Brasília);
- Na concessionária Honda onde adquiriu sua cota.
Vale ressaltar, que a assembleia ocorrerá, em regra, no quarto dia útil após a data do vencimento da parcela. Não obstante, o CNH sempre manterá você informado sobre o horário e local da realização da assembleia.
O resultado é disponibilizado para consulta no dia da realização da assembleia, sendo necessário o seu código de acesso (grupo/cota e rd) para acessar as informações:
- Na Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone (11) 2172-7007, de segunda à sexta-feira, das 8h as 20h e aos sábados, das 9h as 15h (horário de Brasília);
- No site www.consorcionacionalhonda.com.br, acessando Serviços Online e escolhendo a opção "Resultado de Assembleia";
- Nas concessionárias Honda de todo o Brasil.
Cada Consorciado pessoa física pode adquirir até 5 cotas. Se o Consorciado for pessoa jurídica poderá adquirir até 10 cotas. Cada Consorciado somente poderá possuir até 2 cotas de Consórcio no mesmo Grupo. Para os modelos Shadow 750 e Hornet 600 o limite é de 1 cota por Consorciado por Grupo.
Cada Consorciado pessoa física pode adquirir até 3 cotas. Se o Consorciado for pessoa jurídica poderá adquirir até 5 cotas. Cada Consorciado somente poderá possuir até 2 cotas de Consórcio no mesmo Grupo.
Atualização de Dados
- Através da Concessionária Honda mais próxima;
- Através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone (11) 2172-7007, de segunda à sexta-feira, das 8h as 20h e aos sábados das 9h as 15h (horário de Brasília);
- Através do site www.consorcionacionalhonda.com.br, sendo obrigatório informar o seu código de acesso (grupo/cota e rd), número do CPF, data de nascimento, telefone para contato e endereço completo, incluindo o CEP.
Vale lembrar que é responsabilidade do Consorciado manter atualizado seus dados cadastrais e bancários junto ao Consórcio Nacional Honda, conforme previsão contratual e exigência do Banco Central do Brasil.
Cancelamento de cota
Sim, desde que você não tenha utilizado o crédito do consórcio para a retirada do bem.
Há duas formas de solicitar a desistência do plano:
- Entrando em contato com a Central de Atendimento ao Cliente no telefone (11) 2172-7007, de segunda à sexta-feira, das 8h as 20h e, aos sábados, das 9h as 15h (horário de Brasília);
- Formalizando expressamente através de carta enviada ao Consórcio Nacional Honda.
Além disso, se você ainda não retirou o bem, o cancelamento da cota de consórcio acontecerá automaticamente após o acúmulo de 3 parcelas em atraso. Neste caso, não há a necessidade de formalizar a solicitação. Após consumada a desistência, o consorciado passa à condição de Consorciado Excluído e concorrerá à contemplação através de sorteio realizado nas assembleias do grupo. Ao ser sorteado, o Consorciado Excluído receberá os valores a que tem direito.
Se a sua cota pertencer a Lei 11.795 (nova Lei de consórcio), você passa a concorrer à contemplação através de sorteio realizado nas assembleias do grupo. Ao ser sorteado, o Consorciado Excluído receberá a restituição de valores. Caso a sua cota pertença a Circular 2.766, a restituição dos valores ocorre somente após o encerramento do grupo.
Para cancelar uma compra realizada pelo site, é necessário comunicar a desistência ao Consórcio Nacional Honda por meio de pedido formal de cancelamento no prazo legal de 7 dias após a data do preenchimento da proposta. Entre em contato com a Central de Atendimento ao Cliente no telefone (11) 2172-7007, de segunda à sexta-feira, das 8h as 20h e, aos sábados, das 9h as 15h (horário de Brasília).
Para compras realizadas pelo site do Consórcio Nacional Honda e canceladas por meio de pedido formal de cancelamento no prazo legal de 7 dias após a data do preenchimento da proposta, a devolução do valor da primeira parcela ocorrerá por meio de depósito bancário na conta informada no prazo máximo de 20 dias corridos.
Consórcio
Consórcio é a reunião de pessoas físicas e jurídicas em grupo, com prazo de duração e número de cotas previamente determinados, promovida por Administradora de Consórcio, com a finalidade de propiciar a seus integrantes, de forma igualitária, a aquisição de bens ou serviços, por meio de autofinanciamento.
É a reunião de participantes em um grupo fechado, com o objetivo de possibilitar a cada consorciado, através da contribuição de todos, o recebimento do crédito referente a um bem ou conjunto de bens.
A normatização, coordenação, supervisão, fiscalização e controle das atividades do sistema de consórcios são realizados pelo Banco Central do Brasil.
PO Grupo é representado pela Administradora, ativa ou passivamente, em juízo ou fora dele, para a defesa dos direitos coletivos dos Consorciados, devendo sempre prevalecer os interesses do Grupo sobre todos os interesses individuais dos Consorciados.
A viabilidade econômico-financeira do Grupo de Consórcio pressupõe a existência de recursos suficientes, na data da primeira assembleia geral ordinária, para a realização do número de contemplações por sorteio previsto contratualmente para o período, considerados os créditos de maior valor do Grupo.
Cada cota adquirida chega ao Consórcio Nacional Honda para ser incluída em um Grupo. A quantidade máxima de cotas em um Grupo é o resultado da multiplicação do prazo do plano adquirido pela quantidade de contemplações mensais previstas, ou seja, se você adquiriu uma cota de consórcio no prazo de 50 meses e a quantidade de contemplações previstas por mês é de 4 bens, o seu grupo terá 200 participantes. Desde que observados os interesses coletivamente considerados, o Grupo será constituído para aquisição de mais de um modelo de automóvel ou motocicleta, todos da marca Honda, com valores diferentes, respeitado o limite percentual de 50% (cinquenta por cento) entre o valor do bem de maior valor em relação ao de menor valor.
Sim. Cada cota deverá ser agrupada no prazo de até 90 dias a contar do primeiro dia útil após a data da assinatura da Proposta de Adesão a Grupo de Consórcio. No caso de o Grupo não ser constituído neste prazo, o Consórcio Nacional Honda devolverá aos consumidores os valores pagos.
Após a formação do Grupo, você receberá o Cartão Cliente Especial e a Carta de Boas Vindas com a data, local e horários das 06 primeiras assembleias, contendo o seu código de acesso (grupo/cota e rd), o qual deve ser utilizado para entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone (11) 2172-7007, que funciona de segunda à sexta-feira, das 08h as 20 horas e aos sábados, das 09h as 15 horas (horário de Brasília), como também para verificar o andamento do seu Plano de Consórcio em sua Concessionária Honda ou também através deste site. Mensalmente o Consórcio Nacional Honda (CNH) lhe enviará o slip (boleto bancário) para pagamento da sua parcela de Consórcio. Neste slip também serão inseridas informações importantes sobre o andamento de seu Grupo.
Contemplação
A contemplação é a atribuição ao Consorciado ativo do crédito para aquisição do bem, da mesma categoria à qual a cota esteja referenciada e para a restituição das parcelas pagas aos Consorciados excluídos (a restituição aos excluídos por contemplação somente é aplicável aos grupos formados após 06 de fevereiro de 2009). A contemplação é realizada exclusivamente através de sorteios e lances. O consorciado excluído somente concorre à contemplação por sorteio.
Somente existem duas formas de contemplação: por sorteio ou por lance. A quitação antecipada do plano não dá direito à contemplação.
Através do 1º prêmio da extração da Loteria Federal que antecede a data da assembleia, é realizado sempre o mesmo cálculo para determinação da cota contemplada.
Não é possível, pois ao pagar as parcelas regularmente até a data do vencimento, a participação nos sorteios será automática e obrigatória para as cotas ainda não contempladas. Porém, após a contemplação você poderá pedir a desclassificação da cota e voltar a concorrer normalmente aos sorteios ou ofertar lances.
O valor do lance corresponderá a percentual calculado sobre o valor do bem + taxa de administração + fundo de reserva. O valor a ser ofertado como lance é de livre escolha do Consorciado, podendo variar entre o valor mínimo, que é de 1º parcela, até o valor máximo, que é o correspondente ao valor para quitação do Plano de Consórcio.
Você pode efetuar lances:
- Diretamente em uma Concessionária Honda;
- Através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone (11) 2172-7007, de segunda à sexta-feira, das 8h as 20h e aos sábados, das 9h as 15h (horário de Brasília);
- Pelo site: www.consorcionacionalhonda.com.br, acessando Serviços Online e clicando na opção "Oferta de Lance".
Para grupos exclusivos, o horário limite que o sistema permite a inclusão do lance é até às 10h30 do dia da assembleia. Já para grupos pool, o horário limite é até às 13h30 do dia da assembleia.
Quando contemplado por lance, o Consorciado tem o prazo de 7 a 10 dias úteis (dependendo da série da Proposta de Adesão Grupo de Consórcio) para efetuar o pagamento, que deverá ser realizado mediante slip (boleto) específico para o pagamento do lance. Este poderá ser obtido na sua Concessionária Honda ou através da Central de Atendimento ao Cliente do CNH, pelo telefone (11) 2172-7007, de segunda à sexta-feira, das 8h as 20h e, aos sábados, das 9h as 15h (horário de Brasília).
Caso a cota seja contemplada por lance, o pagamento deverá ser efetuado em até 7 ou em até 10 dias úteis da data da contemplação, dependendo do Grupo e do prazo que estiver especificado na Proposta de Adesão a Grupo de Consórcio. Compareça à sua Concessionária Honda para retirar o slip (boleto) para pagamento do lance ou imprima o slip diretamente através do site www.consorcionacionalhonda.com.br.
Será contemplada a cota mais próxima da cota sorteada.
Sim. Você poderá optar por um bem usado com até 3 anos de uso (incluindo o ano de fabricação), apresentando as garantias exigidas pelo Consórcio Nacional Honda.
Sim. Você poderá optar por um bem usado com até 3 anos de uso (incluindo o ano de fabricação), apresentando as garantias exigidas pelo Consórcio Nacional Honda.
Para formalizar o processo de contemplação é exigida a apresentação dos seguintes documentos originais na Concessionária Honda ou no fornecedor escolhido por você: CPF, RG, comprovante de residência e comprovante de renda.
Sim, se o bem que você for comprar possuir o valor menor que o de seu crédito, a diferença será utilizada para quitar as prestações a vencer, sempre na ordem inversa dos pagamentos, ou seja, a partir da quitação das últimas parcelas.
Para receber o crédito em dinheiro, a cota deverá estar quitada e contemplada, sendo que os valores ficarão disponíveis após 180 dias contados da data da contemplação ou 60 dias após a realização da última assembleia do Grupo.
Contemplação
Fundo de reserva é um percentual mensal cobrado sobre o valor do bem, para compor um fundo financeiro do Grupo que poderá ser utilizado para situações contratualmente previstas. Entre as hipóteses de utilização do fundo reserva, destacam-se: Cobrir eventuais insuficiências de recursos do fundo comum; cobrir despesas decorrentes de eventuais demandas judiciais e extrajudiciais propostas por Consorciados ou por terceiros; cobrir eventuais insuficiências de valores relativos ao prêmio de seguro de vida - prestamista e quebra de garantia face a possível majoração no risco da cobertura; cobrir eventuais insuficiências de cobertura de sinistro de seguro de vida - prestamista e quebra de garantia originadas pelo inadimplemento total ou parcial dos participantes; cobrir despesas de impostos e tributos vigentes e também as concernentes aos porventura criados relativos à movimentação financeira ou com conotação assemelhada; cobrir despesas bancárias de responsabilidade exclusiva do Grupo; quitar débito de Consorciado inadimplente, após esgotados todos os meios de cobrança; contemplação, por sorteio, desde que não comprometida a utilização do fundo de reserva para as demais finalidades previstas no contrato. Havendo saldo remanescente do fundo de reserva, o valor será devolvido no final do Grupo aos Consorciados, proporcionalmente à contribuição de cada Consorciado.
O fundo de reserva estará disponível (descontados os valores que tiverem sido utilizados durante a vigência do seu Plano de Consórcio) após transcorridos 60 dias da data da última assembleia do Grupo. Nesta fase, o Consórcio Nacional Honda (CNH) disponibilizará os valores de direito de cada Consorciado através de crédito em conta corrente (desde que este tenha sido informada previamente pelo Consorciado). Após o crédito, o CNH comunica aos Consorciados, através de correspondência, especificando o valor a que têm direito e a data do depósito. Caso o consorciado receba comunicado sobre o fundo de reserva solicitando dados bancários para realização do depósito, o Consorciado deverá preencher todos os dados solicitados e remeter o formulário ao Consórcio Nacional Honda via Correio ou entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do CNH, através do telefone (11) 2172-7072, de segunda à sexta-feira, das 8h as 20h. e, aos sábados, das 9h as 15 h. (Horário de Brasília).Ao contatar a Central de Atendimento ao Cliente do CNH tenha sempre em mãos o seu código de acesso, que é formado pelo número do seu grupo/cota e rd, além do número do seu CPF e dos seus dados Bancários. Vale lembrar que o Consorciado tem o dever de manter todas as suas informações cadastrais e bancárias atualizadas perante o CNH durante todo o prazo de duração do seu Grupo. Obs.: Para sua segurança, informamos que o CNH não solicita informações por e-mail e nem acata solicitações para devolução de valores através de e-mail e fax.
Através do 1º prêmio da extração da Loteria Federal que antecede a data da assembleia, é realizado sempre o mesmo cálculo para determinação da cota contemplada.
É possível pedir a exclusão da participação por sorteio? Não é possível, pois ao pagar as parcelas regularmente até a data do vencimento, a participação nos sorteios será automática e obrigatória para as cotas ainda não contempladas. Porém, após a contemplação você poderá pedir a desclassificação da cota e voltar a concorrer normalmente aos sorteios ou ofertar lances
Você pode ofertar seu lance:
- Diretamente na Concessionária Honda;
- Através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone (11) 2172-7007, de segunda à sexta-feira, das 8h as 20h e aos sábados, das 9h as 15h (horário de Brasília);
- Pelo site: www.consorcionacionalhonda.com.br, acessando Serviços Online e escolhendo a opção "Oferta de Lance".
Para grupos exclusivos, o horário limite que o sistema permite a inclusão do lance é até às 10h30 do dia da assembleia. Já para grupos pool, o horário limite é até às 13h30 do dia da assembleia.
Quando contemplado por lance, o Consorciado tem o prazo de 7 a 10 dias úteis (dependendo da série da Proposta de Adesão Grupo de Consórcio) para efetuar o pagamento, que deverá ser realizado mediante slip (boleto) específico para o pagamento do lance. Este poderá ser obtido na sua Concessionária Honda ou através da Central de Atendimento ao Cliente do CNH, pelo telefone (11) 2172-7007, de segunda à sexta-feira, das 8h as 20h e, aos sábados, das 9h as 15h (horário de Brasília).
Caso a cota seja contemplada por lance, o pagamento deverá ser efetuado em até 7 ou em até 10 dias úteis da data da contemplação, dependendo do Grupo e do prazo que estiver especificado na Proposta de Adesão a Grupo de Consórcio. Compareça à sua Concessionária Honda para retirar o slip (boleto) para pagamento do lance ou imprima o slip diretamente através do site www.consorcionacionalhonda.com.br.
Será contemplada a cota mais próxima da cota sorteada.
Sim. Você poderá optar por um bem usado com até 3 anos de uso (incluindo o ano de fabricação), apresentando as garantias exigidas pelo Consórcio Nacional Honda.
Para formalizar o processo de contemplação é exigida a apresentação dos seguintes documentos originais na Concessionária Honda ou no fornecedor escolhido por você: CPF, RG, comprovante de residência e comprovante de renda.
Para formalizar o processo de contemplação é exigida a apresentação dos seguintes documentos originais na Concessionária Honda ou no fornecedor escolhido por você: CPF, RG, comprovante de residência e comprovante de renda.
Sim, se o bem que você for comprar possuir o valor menor que o de seu crédito, a diferença será utilizada para quitar as prestações a vencer, sempre na ordem inversa dos pagamentos, ou seja, a partir da quitação das últimas parcelas.
Para receber o crédito em dinheiro, a cota deverá estar quitada e contemplada, sendo que os valores ficarão disponíveis após 180 dias contados da data da contemplação ou 60 dias após a realização da última assembleia do Grupo.
Contemplação
Documento no qual consta o regulamento de funcionamento do Grupo de Consórcio ao qual você está aderindo. Ao assinar a Proposta, o interessado formaliza sua anuência às disposições contratuais e manifesta expressamente sua intenção de ingressar em Grupo do Consórcio Nacional Honda.
Pessoa jurídica prestadora de serviços voltados à administração de Grupos de Consórcio, que deve ser autorizada pelo Banco Central do Brasil a formar Grupos e administrar os negócios e interesses dos Consorciados.
A alienação fiduciária de coisas móveis constitui forma de garantia do pagamento de uma dívida. Transfere ao credor fiduciário (Administradora de Consórcio) o domínio e a posse indireta do bem, permanecendo o devedor fiduciante (Consorciado contemplado) com a posse direta. O domínio é transferido sob condição resolutiva, pois a propriedade é transferida apenas como garantia do pagamento.
Assembleia Geral Extraordinária somente é realizada mediante convocação extraordinária do Grupo ou do Consórcio Nacional Honda para deliberar sobre questões excepcionais que não fazem parte das assembleias gerais ordinárias (assembleias mensais de contemplação).
É a reunião mensal, destinada à contemplação dos Consorciados, na forma estabelecida na Proposta de Adesão a Grupo de Consórcio, bem como, a prestação de informações relevantes para o Grupo.
Documento expedido pelo Consórcio Nacional Honda, por solicitação do Consorciado contemplado, que permite a aquisição do bem a que a cota está referenciada.
Consorciado é a pessoa natural ou jurídica que integra o Grupo de Consórcio com o objetivo de comprar um bem e assume a obrigação de contribuir para o cumprimento integral dos objetivos do Grupo.
Podendo ocorrer por sorteio ou lance, é a atribuição ao Consorciado do direito de utilizar o crédito para compra do bem a que sua cota está referenciada, cujo valor será o vigente na data da assembleia correspondente à sua contemplação ou crédito a que tem direito se o Consorciado for excluído.
Consorciado a quem, por sorteio ou lance, foi atribuído o direito de utilizar o crédito.
Cota é a parte que cabe a cada consorciado que participar de um grupo de consórcio. Para melhor identificação, cada Consorciado participante do Grupo recebe um número.
Consorciado não contemplado que solicita expressamente sua exclusão do Grupo ou que deixa de pagar 4 prestações, consecutivas ou alternadas.
Soma de importâncias recolhidas pelos participantes que se destinam às contemplações.
O fundo de reserva é a garantia da saúde financeira do Grupo. Corresponde a um percentual pago na parcela e que irá servir para cobertura de eventual insuficiência de receita para assembleias de contemplação; para reserva financeira caso ocorra alto nível de inadimplência no Grupo; para cobertura da devolução de valores aos Consorciados excluídos; para pagamento de eventual débito de Consorciado inadimplente, após esgotados todos os meios de cobrança. Cabe ressaltar também que a existência de eventual saldo do fundo de reserva, ao término da vigência do Grupo é dividido entre todos os participantes, na proporção de sua contribuição.
Grupo de Consórcio é uma sociedade aberta constituída por Consorciados com a finalidade de propiciar a seus integrantes, de forma igualitária, a aquisição de bens ou serviços, por meio de autofinanciamento.
É o total de valores que o consorciado tem em aberto, quer para com o grupo, quer para com o Consórcio Nacional Honda.
É a remuneração paga pelo Consorciado ao Consórcio Nacional Honda como remuneração pelos serviços de formação, organização e administração do Grupo de consórcio até o encerramento deste.
Informações Gerais
Sim, você poderá transferir seus direitos, deveres e obrigações a outra pessoa durante o Plano de Consórcio mediante anuência prévia do Consórcio Nacional Honda. Para que a transferência ocorra, você deverá estar com o pagamento das parcelas em dia e preencher o termo de cessão e transferência de cota. Para obter maiores informações, compareça a Concessionária Honda mais próxima.
Após a quitação total do Consórcio, o CNH realizará a desalienação do bem automaticamente, no prazo de 15 dias corridos da data da assembleia que ocorrerá após o pagamento de quitação.
Para verificar a possibilidade de reativação da cota, você deverá entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, através do telefone (11) 2172-7007, de segunda à sexta-feira, das 8 às 20 horas. e aos sábados das 9h as 15h. (horário de Brasília) ou comparecer à sua Concessionária Honda. Se a cota não foi reposta, a Central de Atendimento poderá reativar a cota até 30 dias antes da última assembleia do grupo.
O Consorciado não contemplado poderá, em uma única oportunidade, solicitar a mudança do bem base do plano referenciado na proposta de adesão por outro de mesma categoria, observado que o valor do bem substituto estará limitado ao valor dos bens de menor e maior valor já existentes no seu Grupo de Consórcio.
- Se o bem solicitado for de valor maior em relação ao valor do bem base do plano, a diferença gerada deverá ser quitada através de boleto bancário emitido pela Concessionária Honda conveniada, até o seu vencimento;
- Se o bem solicitado for de valor menor em relação ao valor do bem base do plano, a diferença paga a maior será considerada pagamento antecipado das prestações mensais vincendas, na ordem inversa a contar da última. Você pode efetuar uma simulação antes da efetivação. Para tanto, basta que você compareça à Concessionária Honda mais próxima.
Sim, você poderá substituir o bem alienado por outro de seu interesse, novo ou usado, com até 3 anos de uso (considerando o ano da fabricação), de valor igual ou superior ao saldo devedor. Ademais, você deverá cumprir as seguintes exigências:
- O bem poderá ser novo ou usado, desde que tenha até 3 (três) anos de uso, considerando o ano de fabricação;
- Apresentar certidão negativa de roubo, furto e multas;
- Apresentar certificado de garantia de motor e câmbio de, no mínimo, 3 meses, emitido por concessionária da marca;
- Carta de avaliação do bem, expedidos pela concessionária da marca;
- Certificado de Registro do Veículo (CRV) em nome do vendedor, com as informações relativas à venda preenchidas e com firma reconhecida. Os formulários para substituição do bem alienado (alienação fiduciária) deverão ser preenchidos na Concessionária Honda mais próxima.
Sim, possui seguro de vida conjugado com seguro quebra de garantia em grupo, cujos valores integram as parcelas do Consórcio, sendo devidos por todos os Consorciados. O seguro de quebra de garantia tem por finalidade exclusiva cobrir o saldo do Grupo segurado no caso de insolvência de Consorciados contemplados. O seguro de vida - prestamista tem a finalidade de cobertura das parcelas vincendas em caso de óbito ou invalidez permanente do aderente. O seguro de vida - prestamista e quebra de garantia somente passará a vigorar a partir da realização da 1ª assembleia do Grupo.
No Plano de Consórcio não são cobrados juros sobre o valor do bem, mas apenas um acréscimo relativo à taxa de administração, fundo de reserva e seguro. No financiamento você pode comprar o bem assim que for aprovado o seu crédito, enquanto no consórcio você precisa esperar a contemplação da sua cota para comprar o bem. A contemplação é a atribuição do crédito ao Consorciado para a aquisição de bem ou serviço, bem como para a restituição das parcelas pagas, no caso dos Consorciados excluídos. A contemplação ocorre por meio de sorteio ou de lance, sendo que a contemplação por lance é exclusiva para os Consorciados ativos e é atribuída somente ao lance vencedor. Será considerado lance vencedor aquele que a oferta do lance representar o maior percentual em relação ao valor do bem. Sendo contemplado, o Consorciado ativo deverá dar entrada no processo de contemplação junto a sua Concessionária Honda ou outro fornecedor de seu interesse. O Consorciado excluído que for sorteado na assembleia geral também deverá dar entrada numa solicitação formal junto a sua Concessionária Honda, a fim de receber os valores a que tem direito da forma que lhe for mais conveniente. O Consórcio Nacional Honda comunicará o resultado da assembleia aos Consorciados contemplados através de carta, disponibilizará essas informações na Central de Atendimento ao Cliente, no site www.consorcionacionalhonda.com.br e também nas Concessionárias Honda no dia imediatamente seguinte à data da realização da assembleia.
Sim, a qualquer momento, porém a desistência somente poderá ocorrer antes da contemplação. A desistência poderá ser formalizada expressamente através de carta enviada ao CNH ou poderá ocorrer automaticamente após o acúmulo de 3 parcelas em atraso. Após consumada a desistência, o consorciado passa à condição de Consorciado excluído e concorrerá à contemplação através de sorteio realizado nas assembleias do Grupo. Ao ser sorteado, o Consorciado excluído receberá os valores a que tem direito.
Nova Lei Consórcio
A lei é aplicável apenas aos grupos formados a partir de 06/02/2009.
Cliente cancelado ou desistente pode solicitar a devolução dos valores antes do encerramento do grupo? A regra para devolução de recursos antes do encerramento do grupo para os clientes excluídos (cota desistente ou cancelada) está condicionada a contemplação por sorteio e tem validade para os grupos formados a partir de 06/02/2009. Para os grupos formados até 05/02/2009 vale a regra anterior, ou seja, a devolução ocorrerá somente após 60 dias da última assembleia de contemplação do grupo.
Cliente ativo que solicitar cancelamento da cota terá direito a restituição dos valores pagos de imediato? Não. No sistema de consórcios não existe esta previsão, nem na antiga e sequer na nova regra.
A utilização do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é exclusiva para consórcios para aquisição de bens imóveis, não sendo possível utilizar os recursos do referido Fundo através do Consórcio Nacional Honda, uma vez que este trabalha exclusivamente com a formação de crédito para aquisição de automóveis, motocicletas, quadriciclos e produtos de força (motores de popa, roçadeiras e geradores da marca Honda).
Para consorciados dos grupos formados a partir de 06/02/09, poderá ser utilizada a carta de crédito para quitação de financiamento.
Se a cota sorteada já estiver contemplada (cota ativa e excluídos), permanece a regra de sorteio da cota mais próxima.
Se a cota estiver quitada o consorciado poderá receber os valores em numerário após 180 dias contados a partir da contemplação ou em 60 dias após o término do grupo, o que ocorrer primeiro.
O crédito oriundo da contemplação pode ser utilizado para quitação de mais de um financiamento bancário? Em qualquer hipótese, mesmo se a cota estiver quitada, somente poderá quitar 01 (um) financiamento bancário.
O consorciado que estiver inadimplente não participa dos sorteios, somente participam do sorteio os consorciados ativos e excluídos.
Pagamentos
Para compras realizadas pelo site do Consórcio Nacional Honda, há duas formas de pagamento da primeira parcela:
- Boleto de Cobrança;
- Cartão de Crédito.
Após a primeira parcela, os demais pagamentos são realizados por slip (boleto de cobrança), enviado mensalmente para o endereço de correspondência cadastrado.
Observação: A compra está atrelada à formação de grupo para participação de sorteios e lances.
O boleto da parcela é encaminhado mensalmente para o endereço cadastrado no sistema da Administradora, com antecedência a data do vencimento. Para adquirir a segunda via do boleto, basta acessar Serviços Online, escolher a opção "Boleto Eletrônico". Se preferir, clique aqui.
Após a contemplação da cota, será concedido um prazo específico para pagamento do lance de acordo com a série do contrato:
- Contratos Série D: 10 dias úteis;
- Demais Contratos: 07 dias úteis.
Para adquirir o boleto para pagamento do lance, basta acessar Serviços Online , escolher a opção "Boleto Eletrônico". Se preferir, clique aqui.
Para o acerto do pagamento é necessário o envio do comprovante para o Consórcio Nacional Honda. Entre em contato com a Central de Atendimento ao Cliente no telefone (11) 2172-7007, de segunda à sexta-feira, das 8h as 20h e, aos sábados, das 9h as 15h (horário de Brasília).
Em alguns casos, o Consórcio Nacional Honda oferece a possibilidade de negociar os valores em atraso. Consulte as condições com a Central de Atendimento ao Cliente no telefone (11) 2172-7007, de segunda à sexta-feira, das 8h as 20h e, aos sábados, das 9h as 15h (horário de Brasília).
Parcelas
Após a realização da primeira assembleia, mensalmente o Consórcio Nacional Honda lhe enviará o slip (boleto de cobrança) contendo ficha de compensação bancária para pagamento em qualquer agência bancária até a data de seu vencimento. No slip também constarão informações sobre a posição do seu Grupo, sobre as cotas que foram contempladas por sorteio e lance, além de outras informações.
Caso não receba o slip (boleto) até a data do vencimento de sua parcela, você pode optar por uma das formas de pagamento abaixo:
- Imprimir o slip (boleto) no próprio site. Basta acessar Serviços Online, escolher a opção "Boleto Eletrônico", clicar em "Slip de Parcela (2ª via)" e digitar seu Código de Acesso (grupo/cota e rd);
- Comparecer a uma Concessionária Honda, levando com você o seu código de acesso (grupo/cota e rd) para solicitar uma segunda via do slip.
O Consorciado ativo não contemplado ficará impedido de concorrer ao sorteio e também não poderá realizar lance na assembleia se não estiver em dia com os pagamentos.
Não. Você terá direito de concorrer na assembleia se efetuar o pagamento das parcelas em atraso juntamente com a parcela do mês até o vencimento do boleto da respectiva assembleia.
Em alguns casos, o Consórcio Nacional Honda oferece a possibilidade de negociar os valores em atraso. Consulte as condições com a Central de Atendimento ao Cliente no telefone (11) 2172-7007, de segunda à sexta-feira, das 8 as 20h e, aos sábados, das 9 as 15h (horário de Brasília).
A data de vencimento da parcela permanece a mesma desde o início até o final do Grupo, não havendo possibilidade de alterações individuais. Esta data é escolhida no ato da aquisição da cota. O Consórcio Nacional Honda oferece várias opções de vencimento, a fim de atender a necessidade de cada consumidor, sendo relevante ressaltar que a data que melhor lhe convier deverá ser escolhida no momento da adesão ao Consórcio. Importante: A data de vencimento escolhida está sujeita a alteração antes da formação do Grupo, conforme disponibilidade de Grupos.
Sim, lembrando que todo pagamento efetuado como antecipação se dará na ordem inversa à dos vencimentos, ou seja, da última parcela para a primeira. A antecipação das parcelas poderá ser realizada utilizando o slip (boleto de pagamento), anotando o valor desejado no campo "Valor Cobrado". A antecipação não será considerada lance e, mesmo que implique na quitação da cota, não dará direito a contemplação.
Sim, porém a quitação antecipada da totalidade do Plano de Consórcio não dá direito à contemplação imediata.
No sistema de Consórcio, o Consorciado recebe o bem através da contemplação por sorteio ou lance. Ao quitar o seu Plano de Consórcio antecipadamente, você deverá aguardar até que sua cota seja sorteada. Havendo interesse em quitar o Plano de Consórcio, como sugestão você poderá tentar dar uma oferta de lance no valor da quitação, lembrando que neste caso, embora suas chances aumentem, não existe garantia de contemplação, haja vista que para definição do lance vencedor é considerada a oferta que representar maior percentual em relação ao valor do bem. Assim, mesmo que sua oferta seja de quitação, podem ocorrer ofertas superiores à sua. O lance poderá ser efetuado através da Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio Nacional Honda pelo telefone (11) 2172-7007; pelo site acessando Serviços Online e escolhendo a opção "Oferta de Lance"; ou na sua Concessionária Honda.
A taxa de administração é o valor cobrado pelo CNH para formação, organização e administração do Grupo de Consórcio desde a 1ª assembleia até o encerramento do Grupo. Esta taxa é dividida pelo prazo de duração do Grupo e adicionada ao valor das parcelas. Em alguns grupos, conforme previsão contratual, o valor de taxa de administração é maior nas primeiras parcelas e menor nas últimas; no entanto, esta distribuição não afeta o percentual total da taxa de administração.
Corresponde aos recursos do Grupo destinados à atribuição de crédito aos Consorciados contemplados para aquisição do bem e à restituição de valores aos Consorciados excluídos dos respectivos Grupos.
A parcela mensal do Consórcio é composta pela soma dos percentuais destinados ao fundo comum, ao fundo de reserva, à taxa de administração e ao seguro de vida e quebra de garantia.
O extrato mostrará os valores pagos das parcelas do seu Plano de Consórcio. Pode ser solicitado através da Central de Atendimento ao Cliente pelo telefone (11) 2172-7007, de segunda à sexta-feira, das 08h as 20h e aos sábados, das 09h as 15h (horário de Brasília); pelo site, acessando Serviços Online e escolhendo a opção "Extrato"; ou na sua Concessionária Honda.
A parcela mensal do Consórcio é sempre calculada em função do valor do bem, ou seja, se houver variação no valor do bem cobrado pelo fabricante, a parcela também será corrigida, a fim de proporcionar ao Grupo acesso ao crédito sempre atualizado.
Planos
Plano mais tradicional do Consórcio Nacional Honda, direcionado para a aquisição de motocicleta de baixa cilindrada. Oferece três prazos de pagamento diferentes: 12, 25 ou 72 meses, com suas respectivas taxas de administração. Previsão de 4 contemplações mensais*, sendo uma por sorteio e as demais por lance livre. Para informações adicionais, procure um Profissional de Vendas da concessionária mais próxima.
* O número de contemplações está condicionado à existência de saldo mensal no fundo comum do grupo.
Plano direcionado para aquisição de motocicleta de baixa cilindrada, com parcelas acessíveis e mais chances de contemplação Oferece quatro prazos de pagamento diferentes: 36, 50, 60 ou 72 meses, com suas respectivas taxas de administração. Previsão de 13 contemplações mensais*, sendo uma por sorteio, duas por lance fixo de 15% sobre o valor do bem e as demais por lance livre. Amortização diferenciada do lance, com opção de reduzir o prazo de pagamento ou reduzir o valor das parcelas (em até 30% do valor original) Para informações adicionais, procure um Profissional de Vendas da concessionária mais próxima.
* O número de contemplações está condicionado à existência de saldo mensal no fundo comum do grupo.
Plano direcionado para aquisição de motocicleta de baixa cilindrada, com parcelas acessíveis, mais chances de contemplação e crédito especial para despesas com a documentação da sua Honda. Oferece quatro prazos de pagamento diferentes: 36, 50, 60 ou 72 meses, com suas respectivas taxas de administração. Previsão de 12 contemplações mensais*, sendo uma por sorteio, duas por lance fixo de 15% sobre o valor do bem e as demais por lance livre. Amortização diferenciada do lance, com opção de reduzir o prazo de pagamento ou reduzir o valor das parcelas (em até 30% do valor original). Para informações adicionais, procure um Profissional de Vendas da concessionária mais próxima.
* O número de contemplações está condicionado à existência de saldo mensal no fundo comum do grupo.
Plano direcionado para a aquisição de motocicleta de alta cilindrada ou para quem planeja a troca do seu carro por um Honda 0km com parcelas acessíveis. Conta com prazo de pagamento de 72 meses e uma taxa de administração especial de 12%. Previsão de 7 contemplações mensais*, sendo uma por sorteio, duas por lance fixo de 15% sobre o valor do bem e as demais por lance livre. Amortização diferenciada do lance, com opção de reduzir o prazo de pagamento ou reduzir o valor das parcelas (em até 30% do valor original). Para informações adicionais, procure um Profissional de Vendas da concessionária mais próxima.
* O número de contemplações está condicionado à existência de saldo mensal no fundo comum do grupo.
Plano direcionado para a aquisição de automóvel. Conta com prazo de pagamento de 60 meses e uma taxa de administração especial de 10%. Previsão de 2 contemplações mensais*, sendo uma por sorteio e outra por lance livre. Para informações adicionais, procure um Profissional de Vendas da concessionária mais próxima.
* O número de contemplações está condicionado à existência de saldo mensal no fundo comum do grupo.
Regulamento para compras online
Plano mais tradicional do Consórcio Nacional Honda, direcionado para a aquisição de motocicleta de baixa cilindrada. Oferece três prazos de pagamento diferentes: 12, 25 ou 72 meses, com suas respectivas taxas de administração. Previsão de 4 contemplações mensais*, sendo uma por sorteio e as demais por lance livre. Para informações adicionais, procure um Profissional de Vendas da concessionária mais próxima.
* O número de contemplações está condicionado à existência de saldo mensal no fundo comum do grupo.
Restituição de Valores
Para grupos formados antes de 06 de fevereiro de 2009, a restituição dos valores pagos para os Consorciados que foram excluídos do Grupo, será efetuada 60 dias após a última assembleia. Nesta fase, o Consórcio Nacional Honda efetuará a devolução de valores em conta corrente indicada pelo Consorciado, desde que seja ele o titular da conta.
Ao receber o comunicado sobre os valores que lhe serão restituídos, o Consorciado deverá preencher todos os dados solicitados e remeter o formulário ao Consórcio Nacional Honda via Correio ou entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do CNH, através do telefone (11) 2172-7072, de segunda à sexta-feira, das 8h as 20h e, aos sábados, das 9h as 15h. (Horário de Brasília).
Para grupos formados após 06 de fevereiro de 2009, a devolução dos valores aos Consorciados excluídos ocorrerá quando a cota for sorteada (mesmo critério para cotas ativas). Assim que a sua cota for sorteada você passará a ter direito de restituição imediata do valor que for de seu direito. Este será depositado na sua conta corrente.
Ao contatar a Central de Atendimento ao Cliente do CNH tenha sempre em mãos o seu código de acesso, que é formado pelo número do seu grupo/cota e rd, além do número do seu CPF e dos seus dados Bancários.
Vale lembrar que o Consorciado tem o dever de manter todas as suas informações cadastrais e bancárias atualizadas perante o CNH durante todo o prazo de duração do seu Grupo.
Obs.: Para sua segurança, informamos que o CNH não solicita informações por e-mail e nem acata solicitações para devolução de valores através de e-mail e fax.